CONTACTOS

TLM: 969 691 916 E-MAIL: mgfwatch@gmail.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

A HISTÓRIA DA OMEGA


Em junho de 1848, com apenas 23 anos de idade, Louis Brands abriu uma modesta oficina de montagem licenciada de uma fábrica de relógios de bolso na localidade Suíça de La-Chaux-de-Fonds. Durante todos os longos meses do inverno - com a luz da janela de sua mesa de trabalho - ele montava relógios de bolso de precisão com corda por chave a partir de peças fornecidas por artesãos locais. Quando a neve tivesse derretido, ele viajava através da Europa vendendo seus relógios, da Itália à Escandinávia, passando pela Inglaterra, seu principal mercado. Após a morte de Louis Brandt em 1879, seus dois filhos, Louis-Paul e Cesar, preocupados com entregas irregulares de qualidade questionável, abandonaram o insatisfatório sistema de oficina de montagem em favor de uma manufactura “in-house” (“em casa”) com total controlo da produção.



Devido ao grande suprimento de recursos humanos, comunicações e energia disponíveis na cidade de Bienne, a empresa mudou-se para o segundo andar de um prédio alugado nesta cidade em Janeiro de 1880; em Dezembro, foi comprado todo o prédio. Dois anos mais tarde, a empresa mudou-se para um prédio onde antes havia uma fiação, no distrito de Gurzelen, onde sua sede está situada até os dias de hoje. Seus primeiros relógios produzidos em série, o Labrador (introduzido em 1885) e o Gurzelen, garantiriam o sucesso de vendas da marca. Entre os nomes escolhidos para seus relógios estavam Helvetia, Jura, Celtic, Gurzelen e Patria. Em 1888 os irmãos estabeleceram representantes na cidade de Paris, visando uma expansão internacional. Já no ano seguinte, ambos eram os maiores produtores de relógios da Suíça, com produção anual de 100 mil unidades.

Posteriormente, em 1892 os irmãos criaram o primeiro relógio de pulso com repetidor de minutos do mundo, equipado com o calibre 13, que fazia soar melodiosamente as horas, meias horas e quinze minutos marcadas no relógio. A história da empresa começou a mudar em 1894, quando foi lançado um modelo de relógio, desenvolvido por François Chevillat, extremamente fácil de produzir e com preço acessível. Um dos investidores da empresa, Henri Rieckel, sugeriu que esse relógio levasse o nome OMEGA. O sucesso do nome foi tamanho, que em 1903 a empresa decidiu que todos os seus relógios levariam o nome OMEGA, última letra do alfabeto grego, sinónimo. As dificuldades económicas impostas pela Primeira Guerra Mundial, resultaram na união da empresa com a Tissot em 1925, e cinco anos depois na criação da “Société Suisse Pour L’Industrie Horlogère AS” (conhecida como SSIH). A partir dessa época, a OMEGA criou diversos relógios específicos para determinados usos como o Ranchero (destinados aos trabalhadores rurais) e o Railmaster (destinado aos trabalhadores das ferrovias). A marca lançou sua primeira campanha publicitária global somente em 1948, ano de seu centenário, com o slogan “OMEGA, the watch the world has learned to trust”. de excelência e perfeição.

Os irmãos morreram neste mesmo ano, deixando uma das maiores companhias relojoeiras da Suíça - com 240.000 relógios produzidos anualmente e empregando 800 pessoas, nas mãos de quatro jovens, o mais velho deles, Paul-Emile Brandt, ainda não tinha 24 nos de idade. Considerado como o grande arquitecto e construtor da marca OMEGA, a influência de Paul-Emile seria sentida na próxima metade de século. A longa ligação da marca com os Desportos começou em 1909, quando debutou no campeonato de balonismo (Gordon Bennet Cup). Em 1917 e 1918, a força aérea britânica e o exército americano, escolheram a marca OMEGA como fornecedora oficial de relógios cronómetros para suas unidades.


Nas duas décadas seguintes a OMEGA lançou no mercado relógios que se transformariam em ícones da indústria como SEAMASTER (a prova d’água); o preciso COSTELLATION; famoso SPEEDMASTER, que no ano de 1965, após exaustivos testes, foi oficialmente adotado pela NASA como cronômetro oficial de suas viagens espaciais. Em 1985 a OMEGA passou a fazer parte de um grupo de investidores privados sob a liderança de Nicolas Hayek, que viria ser conhecido, a partir de 1988, como Swatch Group.